terça-feira, 10 de maio de 2011

Jornalista Blogueiro: Ficção e Realidade


Tenho me sentido como o personagem de Cássio Gabos Mendes, jornalista desempregado na telenovela Insensato Coração.

 Na cena, apesar da coragem de enfrentar o banqueiro corrupto, ele é desmoralizado por não trabalhar de modo formal e em veículo de comunicação conhecido, digamos, convencional.

 É assim o que acontece comigo quando faço algumas matérias para este Blog. Aliás, o personagem é desmoralizado por ser Freelancer, justamente por escrever em blog, exatamente o que faço agora.

O termo Freelancer deriva da idade média e diz respeito aos cavaleiros mercenários, lanceiros livres, para ser mais literal. O que jamais um jornalista deve ser, mercenário. Status à parte, acho importante  o jornalista ter ética, coragem, perseverança e profissionalismo.


 Não tem importância em ser conhecido, identificado pela empresa que trabalho, importa muito e tenho interesse em ver minhas matérias reconhecidas. Ter meu trabalho reconhecido.
 Como citado para ser jornalista é preciso coragem, coragem para enfrentar o mercado de trabalho, coragem para se qualificar; coragem para não desanimar; coragem para ser imparcial; coragem para ser independente; coragem.

 Diferente da opinião do personagem banqueiro, expressando desprezo pela ocupação do jornalista, o blog. Ora, escrever um blog jornalístico, exige conhecimento, emprego de técnicas, não só do jornalismo como das novas tecnologias.

 Em termos de remuneração aí sim, as coisas são relativas. Não sou remunerado, gasto muito do meu tempo em minhas matérias e em comum com o personagem, algumas pessoas ao meu redor não reconhecem o trabalho, acham uma coisa menor, irrelevante, talvez por não conhecerem essa dinâmica ou por pura e simples ignorância mesmo.

 Lembrei-me do "Caso Watergate",  a coragem de dois repórteres americanos ocasionou a queda de Nixon na década de 70. Um cidadão comum pode fazer muito quando sabe fazer, essa frase criei agora.
  Estes cidadãos, trabalhavam no "grande" jornal Washigton Post, enfrentaram o homem mais poderoso do planeta, o então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon.

  E prevaleceu a verdade com a enorme atitude deles, maior do que o  prestigiado veículo de imprensa. Não tenho pretensão de derrubar presidentes ( risos), mas sim de fazer um bom jornalismo.

Nenhum comentário:

A poesia na cidade, há poesia na cidade

Ajude este projeto também: http://audioteca.org.br/noticias.htm E só clicar aqui e conhecer um belo trabalho. Ajude os deficientes visuais obterem um acervo com audiolivros.

Blogs que estou seguindo

  • Explainers are one of the most widely used forms of ‘evergreen’ content. In this unpublished extract from the latest edition of the Online Journalism Handb...
  • By Pekka Pekkala: For the last two years I have had an opportunity to participate in an ambitious global research project: how journalistic startups are ma...
  • You may have some easy advice help or perhaps to ask to write the whole essay by the greatest writer the creating service h AS. Maybe, they desire to get i...
  • O PONTO MEDIA chega hoje ao fim. Foram 15 anos de vida, acompanhado pelos melhores leitores. Quando, ainda no ano 2000, decidi criar este blog como resoluç...
  • Por incrível que pareça , existe sim festa junina nos States ! principalmente em cidades em que existam muitos imigrantes brasileiros e portugueses ...aq...
  • O Sutra do Diamante, um dos mais importantes discursos do Buda, diz, a certa altura: “Todos os fenômenos São como um sonho, uma ilusão, uma bolha, uma somb...
  • É inadmissível que em pleno seculo XXI ainda sermos surpreendidos com os fantasmas do passado com praticas do coronelismo Baiano,marca registrada de épo...
  • Falamos sobe o livro "Beijo na testa é pior do que separação". A entrevista foi ao ar na TV Globo no dia 28 de novembro, com reprise nos melhores moment...
  • Meu saudoso pai tinha um boteco e mercadinho em Colatina , por lá apareciam sempre umas pessoas muito exóticas e pitorescas ...lembro bem do Luiz Barbeiro...
  • After six years, 520 posts and who knows how many words, this is the last thing I’m going to write on this blog. It’s a decision I’ve been thinking about ...
  • Ontem tive o imenso prazer de conhecer os meus ídolos dos anos 80, de hoje e de sempre: os integrantes do *ROUPA NOVA!* Além de mega competentes, todos ...
  • Open publication - Free publishing - More jornalismo

O Que Foi Publicado